
sexta-feira, 22 de maio de 2009
Leite é bom pra queimação ?

quarta-feira, 20 de maio de 2009
VERDADE ou MITO ?

Quem já não ouviu isso? Eu mesma ouço isso a anos e anos...
Porém não existe nenhum estudo que comprove isso...o que já foi comprovado, é que a vitamina C, ajuda nosso organismo contra infecções...portanto um indivíduo que está com imunidade baixa, e fica gripado...consumir alimentos que contenham vitamina C, vai ajudar fortalecer organismo pra que ele fique fortalecido contra a gripe, ou outra infecção que venha ter.
Já um indivíduo com saúde boa, e que tenha no organismo quantidade diária de que ele precise de vitamina C, está "protegido" contra infecções...,agora, mesmo esse indivíduo tendo no organismo as quantidades diárias de vitamina C e consumir além alimentos com teores de vitamina C, na ilusão de que quanto mais consumir, mais vai se proteger contra um resfriado...ENGANE-SE...máximo que ele pode vir a ter é CÁLCULO RENAL...( rs)...
É isso mesmo, cálculo renal...pois os nossos rins trabalham excretando vitamina C, e essa quantidade exagerada de ácido, sim,porque vitamina C ou ácido ascórbico é mesma coisa...tanto que vitamina C vem de alimentos mais ácidos, como laranja, acerola, limão...essa acidez te fará ter um belo de um cálculo renal.
Nosso organismo precisa de uma quantidade diária de vitamina C, o que chega em excesso é excretado...e quem faz esse papel é o rim...
Portanto é MITO dizer que vitamina C é bom pra gripe!
Nosso organismo precisa de tudo com moderação...uma alimentação balanceada é importante!
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Sitema digestório
NAO DEIXEM DE ASSISTIR, É IMPORTANTE SABER PORQUE DEVEMOS MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS.
domingo, 17 de maio de 2009
Fluor

O fluor é importante para saúde dos ossos e dentes.
É um elemento natural encontrado em toda água potável e em muitos solos.
Tem como função o efeito benéfico no esmalte dos dentes.
Fontes : Água potável, alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada, quantidades insignificantes em frutas e vegetais, também encontrado em carnes de galinha, fruto do mar, fígado de boi, sopas e ensopados feitos de peixe ou ossos de boi...

- Mancha no esmalte dos dentes.
-Perda do esmalte dos dentes também pode ocasionar.
-Não afeta dentes já formados.
Excesso pode causar:
- Fluorese ou seja destruição do esmalte dental, dentes escuros e quebradiços.
Recomendações nutricionais:
- Adultos: 1,5 a 4 mg/ dia
- Crianças e adolescentes: 0,5 a 2,5 mg/dia
- Bebês: 0,1 a 1 mg/dia
quinta-feira, 14 de maio de 2009
SALGADOS...FRITURAS ou ASSADOS ?

Uma coxinha tem 331 calorias, 8,5 g de gordura saturada e 261 mg de sódio.
sábado, 9 de maio de 2009
FERRO

Por isso é muito importante ingerirmos alimentos que contenham esse mineral.
O principal local de absorção do ferro é no intestino delgado. Na verdade , de um modo geral, a absorção da maioria dos nutrientes, se dá no intestino, ao contrário do que muitos pensam, que seja no estômago.
Alguns fatores ajudam a absorção do ferro ser melhor na hora da digestão:
#Ácido ascórbico ( laranja, limão...)
#Fator carne, peixes e aves
# Acidez gástrica
# Bebês retém mais ferro a partir do leite materno que leite de vaca
Nosso organismo tem uma necessidade diária de ferro, se ingerirmos em excesso, não fica guardado, armazenado, é excretado,jogado fora, nosso corpo não armazena ferro.
Portanto durante almoço ou jantar, o limão na salada, sucos de abacaxi, laranja, ou até mesmo frutas cítricas com refeições, melhoram e ajudam nosso organismo na absorção com um teor bem mais elevado de ferro.
Deficiência do ferro: Causa mais comum é anemia, e os grupos de maior risco são:
# Bebês com menos de 2 anos de idade, adolescentes, gestantes e idosos.
Excesso de ferro: Risco de infarto do miocárdio.
É sempre bom lembrar que equilíbrio na alimentação é fundamental para uma saúde perfeita.
Algumas fontes de ferro:Fígado de bovino, feijão, espinafre, brócolis, amêndoas, ovos, carnes, ervilhas, pão de trigo integral, marisco enlatados ( tem muito)...
sexta-feira, 8 de maio de 2009
IODO

Encontramos esse mineral em fonte mais concentrada de sal de cozinha, condimentos e temperos prontos...
Mas se pararmos pra pensar, sal em excesso leva a hipertensão...um indivíduo hipertenso, mas que tem hipotireóidismo ( insuficiência de produção hormônio da tireóide, por falta de iodo), como irá fazer pra ingerir iodo, se precisa,mas por ser hipertenso não pode?
Nesse caso sal de cozinha, condimentos e temperos prontos, seriam cortados da alimentação,por causa da hipertensão...mas como nosso organismo também precisa do iodo, poderíamos ingerir alguns alimentos que tem um teor menor dele...assim supriria e auxiliaria as glândulas tireóides.
Como: peixe de água doce, clara do ovo, macarrão e massas simples, arroz, feijão, milho, bolacha integral, cream-cracker...
Esses alimentos e outros tem fontes baixas de iodo, são pobres em iodo, porém organismo não deixaria de receber esse mineral.
IMPORTANTE SABER: DEFICIÊNCIA DO IODO AO NOSSO ORGANISMO...


Leva também ao CRETINISMO (doença mental,retardo ) que é provocada pelo hipotireóidismo ( insuficiência da produção de hormônio da tireóide).
Ômega 3 e Ômega 6

Ômega 3, conhecido também como ácido linolênico.
Fontes: Salmão, cavala, sardinha, atum, frutos do mar, óleo de canola.

Ômega 6, conhecido também como ácido linoléico.
Fontes: Óleo de milho, girassol e soja, sementes oleaginosas.
Sempre ouvimos falar que é importante ingerirmos alimentos que contém ômega 3 e 6 , e são muito os benefícios deles em nosso organismo, em relação a doenças de fatores de risco...
* Atuam sobre a pressão sangüínea;
* Atuam sobre o nível de triglicérides e colesterol;
* Ajudam a reduzir danos vasculares, evitando a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose);
* Conferem à pele maciez e aspecto aveludado, além de proteger contra infecções;
* Regulam a temperatura do corpo e a perda de água;
* Atuam sobre o sistema imunológico;
* Proporcionam benefícios nos casos de síndrome menstrual.
Porém, não podemos esquecer que quem mora no litoral, é previlegiado, por que?
Porque poderá consumir salmão,atuns,sardinhas, direto da fonte...
Quem compra esses produtos em supermercados, não leva uma fonte de 100% de Ômega 3 e 6 pra casa...é muito pouco esses valores nesses produtos enlatados, ou congelados...por que?
Porque muito desses peixes são criados em cativeiros...e isso está diretamente ligado com teor de ômega 3 e 6 encontrados neles, portanto quem mora no litoral, está favorecido.
E o que podem fazer os que não moram no litoral?
Claro,podem continuar consumindo esses produtos de supermercados, lembrando que a quantidade de Ômega encontrada é muito pouco...
IMPORTANTE! SEMENTE DE LINHAÇA...

Nela encontramos tanto ômega 3, quanto ômega 6...e podemos consumi-la da forma que encontrarmos em supermercados, sugiro a triturada apenas porque você não irá ter que mastigá-la e sentir um gostinho amargo, ela triturada não tem gosto nenhum.
A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6.
Dica: Você pode consumir duas colheres ao dia de semente de linhaça, num copo de leite, saladas de frutas, vitaminas, basta diversificar, assim estará ingerindo um teor significativo de ômega 3 e 6.