sexta-feira, 22 de maio de 2009

Leite é bom pra queimação ?


Muitas pessoas tomam leite quando sentem queimação, e após terem ingerido, dizem sentir melhor...
Mas a verdade é que leite não faz bem e não é bom pra queimação...essa sensação de alívio após tomá-lo, é momentânea...o leite tem um Ph ácido, e nosso estômago quando recebe algum alimento, também tem seu Ph ácido que vai atuar no alimento fazendo digestão dele...
Portanto quando ingerimos leite, ele com seu Ph ácido vai ser digerido pelo Ph ácido do estômago, isso fará com que aumente a acidez estomacal e a queimação aumente...
Leite não é bom pra queimação...quem convive com esse desconforto deve ter uma alimentação leve...cream cracker é uma boa pedida na hora de uma queimação...frutas que nao sejam cítricas...
Mas evite leite...porque a sensação de alívio é só momentânea!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

VERDADE ou MITO ?

VITAMINA C é bom contra gripe?
Quem já não ouviu isso? Eu mesma ouço isso a anos e anos...
Porém não existe nenhum estudo que comprove isso...o que já foi comprovado, é que a vitamina C, ajuda nosso organismo contra infecções...portanto um indivíduo que está com imunidade baixa, e fica gripado...consumir alimentos que contenham vitamina C, vai ajudar fortalecer organismo pra que ele fique fortalecido contra a gripe, ou outra infecção que venha ter.
Já um indivíduo com saúde boa, e que tenha no organismo quantidade diária de que ele precise de vitamina C, está "protegido" contra infecções...,agora, mesmo esse indivíduo tendo no organismo as quantidades diárias de vitamina C e consumir além alimentos com teores de vitamina C, na ilusão de que quanto mais consumir, mais vai se proteger contra um resfriado...ENGANE-SE...máximo que ele pode vir a ter é CÁLCULO RENAL...( rs)...
É isso mesmo, cálculo renal...pois os nossos rins trabalham excretando vitamina C, e essa quantidade exagerada de ácido, sim,porque vitamina C ou ácido ascórbico é mesma coisa...tanto que vitamina C vem de alimentos mais ácidos, como laranja, acerola, limão...essa acidez te fará ter um belo de um cálculo renal.
Nosso organismo precisa de uma quantidade diária de vitamina C, o que chega em excesso é excretado...e quem faz esse papel é o rim...
Portanto é MITO dizer que vitamina C é bom pra gripe!
Nosso organismo precisa de tudo com moderação...uma alimentação balanceada é importante!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Sitema digestório

video




NAO DEIXEM DE ASSISTIR, É IMPORTANTE SABER PORQUE DEVEMOS MASTIGAR BEM OS ALIMENTOS.

domingo, 17 de maio de 2009

Fluor


O fluor é importante para saúde dos ossos e dentes.
É um elemento natural encontrado em toda água potável e em muitos solos.
Tem como função o efeito benéfico no esmalte dos dentes.




Fontes : Água potável, alimentos processados que foram preparados ou reconstituídos com água fluoretada, quantidades insignificantes em frutas e vegetais, também encontrado em carnes de galinha, fruto do mar, fígado de boi, sopas e ensopados feitos de peixe ou ossos de boi...





Deficiência durante a formação dos ossos pode causar:
- Mancha no esmalte dos dentes.
-Perda do esmalte dos dentes também pode ocasionar.
-Não afeta dentes já formados.
Excesso pode causar:

- Fluorese ou seja destruição do esmalte dental, dentes escuros e quebradiços.



Recomendações nutricionais:
- Adultos: 1,5 a 4 mg/ dia
- Crianças e adolescentes: 0,5 a 2,5 mg/dia
- Bebês: 0,1 a 1 mg/dia

quinta-feira, 14 de maio de 2009

SALGADOS...FRITURAS ou ASSADOS ?


Frituras, ao contrário do que muita gente pensa, digamos, é "menos pior" que um salgado assado..
Uma coxinha tem 331 calorias, 8,5 g de gordura saturada e 261 mg de sódio.



Assado não é sinônimo de inofensivo, alguns deles são piores que frituras, como croissant de presunto e queijo, tem 609 calorias, 18 g de gordura saturada e 1008 mg de sódio.
Assustou ? Rs, pois é...nem tudo que se ouve por ai, é o correto, por isso fique atento se você é tipo que lê revistas que não tem referências no mercado, ou até mesmo quando vai ao google,digita o que quer saber e aparece pilhas de links...maioria deles dão informações incorretas...por isso é importante a ajuda de um bom profissional, porque ele estudou, está preparado para orientá-lo ( a ) adequadamente na forma de alimentação.

sábado, 9 de maio de 2009

FERRO


É um mineral importantíssimo, atua na hemoglobina, mioglobina, enzimas no interior das células, fígado, baço, medula óssea e circulação.
E participa das funções como:
# Transporte de oxigênio
# Transporte de elétrons
# Função imunológica
# Função cerebral normal em todas idades
# Na síntese de DNA e RNA

Por isso é muito importante ingerirmos alimentos que contenham esse mineral.

O principal local de absorção do ferro é no intestino delgado. Na verdade , de um modo geral, a absorção da maioria dos nutrientes, se dá no intestino, ao contrário do que muitos pensam, que seja no estômago.

Alguns fatores ajudam a absorção do ferro ser melhor na hora da digestão:

#Ácido ascórbico ( laranja, limão...)

#Fator carne, peixes e aves

# Acidez gástrica

# Bebês retém mais ferro a partir do leite materno que leite de vaca

Nosso organismo tem uma necessidade diária de ferro, se ingerirmos em excesso, não fica guardado, armazenado, é excretado,jogado fora, nosso corpo não armazena ferro.

Portanto durante almoço ou jantar, o limão na salada, sucos de abacaxi, laranja, ou até mesmo frutas cítricas com refeições, melhoram e ajudam nosso organismo na absorção com um teor bem mais elevado de ferro.

Deficiência do ferro: Causa mais comum é anemia, e os grupos de maior risco são:

# Bebês com menos de 2 anos de idade, adolescentes, gestantes e idosos.

Excesso de ferro: Risco de infarto do miocárdio.

É sempre bom lembrar que equilíbrio na alimentação é fundamental para uma saúde perfeita.

Algumas fontes de ferro:Fígado de bovino, feijão, espinafre, brócolis, amêndoas, ovos, carnes, ervilhas, pão de trigo integral, marisco enlatados ( tem muito)...


sexta-feira, 8 de maio de 2009

IODO

Iodo, um mineral importante para nosso organismo, que tem como função, parte integrante dos hormônios da tireóide.
Encontramos esse mineral em fonte mais concentrada de sal de cozinha, condimentos e temperos prontos...

Mas se pararmos pra pensar, sal em excesso leva a hipertensão...um indivíduo hipertenso, mas que tem hipotireóidismo ( insuficiência de produção hormônio da tireóide, por falta de iodo), como irá fazer pra ingerir iodo, se precisa,mas por ser hipertenso não pode?

Nesse caso sal de cozinha, condimentos e temperos prontos, seriam cortados da alimentação,por causa da hipertensão...mas como nosso organismo também precisa do iodo, poderíamos ingerir alguns alimentos que tem um teor menor dele...assim supriria e auxiliaria as glândulas tireóides.



Como: peixe de água doce, clara do ovo, macarrão e massas simples, arroz, feijão, milho, bolacha integral, cream-cracker...

Esses alimentos e outros tem fontes baixas de iodo, são pobres em iodo, porém organismo não deixaria de receber esse mineral.


IMPORTANTE SABER: DEFICIÊNCIA DO IODO AO NOSSO ORGANISMO...



Leva ao bócio, conhecido popularmente como papo ou papeira, que é aumento da glândula tireóide, mas o aumento dessa glândula pode ter outras causas também...mas nesse caso estamos falando em relação a deficiência do iodo.






Leva também ao CRETINISMO (doença mental,retardo ) que é provocada pelo hipotireóidismo ( insuficiência da produção de hormônio da tireóide).

Ômega 3 e Ômega 6


Ômega 3, conhecido também como ácido linolênico.

Fontes: Salmão, cavala, sardinha, atum, frutos do mar, óleo de canola.






Ômega 6, conhecido também como ácido linoléico.

Fontes: Óleo de milho, girassol e soja, sementes oleaginosas.





Sempre ouvimos falar que é importante ingerirmos alimentos que contém ômega 3 e 6 , e são muito os benefícios deles em nosso organismo, em relação a doenças de fatores de risco...

* Atuam sobre a pressão sangüínea;
* Atuam sobre o nível de triglicérides e colesterol;
* Ajudam a reduzir danos vasculares, evitando a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose);
* Conferem à pele maciez e aspecto aveludado, além de proteger contra infecções;
* Regulam a temperatura do corpo e a perda de água;
* Atuam sobre o sistema imunológico;
* Proporcionam benefícios nos casos de síndrome menstrual.



Porém, não podemos esquecer que quem mora no litoral, é previlegiado, por que?

Porque poderá consumir salmão,atuns,sardinhas, direto da fonte...


Quem compra esses produtos em supermercados, não leva uma fonte de 100% de Ômega 3 e 6 pra casa...é muito pouco esses valores nesses produtos enlatados, ou congelados...por que?


Porque muito desses peixes são criados em cativeiros...e isso está diretamente ligado com teor de ômega 3 e 6 encontrados neles, portanto quem mora no litoral, está favorecido.


E o que podem fazer os que não moram no litoral?


Claro,podem continuar consumindo esses produtos de supermercados, lembrando que a quantidade de Ômega encontrada é muito pouco...



IMPORTANTE! SEMENTE DE LINHAÇA...



Nela encontramos tanto ômega 3, quanto ômega 6...e podemos consumi-la da forma que encontrarmos em supermercados, sugiro a triturada apenas porque você não irá ter que mastigá-la e sentir um gostinho amargo, ela triturada não tem gosto nenhum.
A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6.




Dica: Você pode consumir duas colheres ao dia de semente de linhaça, num copo de leite, saladas de frutas, vitaminas, basta diversificar, assim estará ingerindo um teor significativo de ômega 3 e 6.