sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ômega 3 e Ômega 6


Ômega 3, conhecido também como ácido linolênico.

Fontes: Salmão, cavala, sardinha, atum, frutos do mar, óleo de canola.






Ômega 6, conhecido também como ácido linoléico.

Fontes: Óleo de milho, girassol e soja, sementes oleaginosas.





Sempre ouvimos falar que é importante ingerirmos alimentos que contém ômega 3 e 6 , e são muito os benefícios deles em nosso organismo, em relação a doenças de fatores de risco...

* Atuam sobre a pressão sangüínea;
* Atuam sobre o nível de triglicérides e colesterol;
* Ajudam a reduzir danos vasculares, evitando a formação de coágulos (trombose) e de depósitos de gordura (aterosclerose);
* Conferem à pele maciez e aspecto aveludado, além de proteger contra infecções;
* Regulam a temperatura do corpo e a perda de água;
* Atuam sobre o sistema imunológico;
* Proporcionam benefícios nos casos de síndrome menstrual.



Porém, não podemos esquecer que quem mora no litoral, é previlegiado, por que?

Porque poderá consumir salmão,atuns,sardinhas, direto da fonte...


Quem compra esses produtos em supermercados, não leva uma fonte de 100% de Ômega 3 e 6 pra casa...é muito pouco esses valores nesses produtos enlatados, ou congelados...por que?


Porque muito desses peixes são criados em cativeiros...e isso está diretamente ligado com teor de ômega 3 e 6 encontrados neles, portanto quem mora no litoral, está favorecido.


E o que podem fazer os que não moram no litoral?


Claro,podem continuar consumindo esses produtos de supermercados, lembrando que a quantidade de Ômega encontrada é muito pouco...



IMPORTANTE! SEMENTE DE LINHAÇA...



Nela encontramos tanto ômega 3, quanto ômega 6...e podemos consumi-la da forma que encontrarmos em supermercados, sugiro a triturada apenas porque você não irá ter que mastigá-la e sentir um gostinho amargo, ela triturada não tem gosto nenhum.
A semente de linhaça tem cerca de 39% de óleo em sua composição. Seu óleo é um dos alimentos mais ricos em Ômega 3 da natureza (cerca de 57%) e de Ômega 6.




Dica: Você pode consumir duas colheres ao dia de semente de linhaça, num copo de leite, saladas de frutas, vitaminas, basta diversificar, assim estará ingerindo um teor significativo de ômega 3 e 6.