sexta-feira, 8 de maio de 2009

IODO

Iodo, um mineral importante para nosso organismo, que tem como função, parte integrante dos hormônios da tireóide.
Encontramos esse mineral em fonte mais concentrada de sal de cozinha, condimentos e temperos prontos...

Mas se pararmos pra pensar, sal em excesso leva a hipertensão...um indivíduo hipertenso, mas que tem hipotireóidismo ( insuficiência de produção hormônio da tireóide, por falta de iodo), como irá fazer pra ingerir iodo, se precisa,mas por ser hipertenso não pode?

Nesse caso sal de cozinha, condimentos e temperos prontos, seriam cortados da alimentação,por causa da hipertensão...mas como nosso organismo também precisa do iodo, poderíamos ingerir alguns alimentos que tem um teor menor dele...assim supriria e auxiliaria as glândulas tireóides.



Como: peixe de água doce, clara do ovo, macarrão e massas simples, arroz, feijão, milho, bolacha integral, cream-cracker...

Esses alimentos e outros tem fontes baixas de iodo, são pobres em iodo, porém organismo não deixaria de receber esse mineral.


IMPORTANTE SABER: DEFICIÊNCIA DO IODO AO NOSSO ORGANISMO...



Leva ao bócio, conhecido popularmente como papo ou papeira, que é aumento da glândula tireóide, mas o aumento dessa glândula pode ter outras causas também...mas nesse caso estamos falando em relação a deficiência do iodo.






Leva também ao CRETINISMO (doença mental,retardo ) que é provocada pelo hipotireóidismo ( insuficiência da produção de hormônio da tireóide).