domingo, 26 de fevereiro de 2012

AÇÚCAR:um mal tanto quanto o álcool e cigarro!


O consumo de açúcar é tão prejudicial quanto o de álcool e cigarro, (segundo a revista científica “Nature”). A ingestão excessiva de sacarose e frutose, que triplicou no mundo nos últimos 50 anos, está ligada ao surgimento de doenças crônicas como diabetes, câncer e problemas cardíacos.
Em setembro do ano passado, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que, pela primeira vez na história, que esses males já são responsáveis pela morte de 35 milhões de pessoas por ano, onde refrigerantes são maior parte do alvo.
Atualmente, existem, no planeta, 30% mais indivíduos obesos do que desnutridos. E a dieta ocidental, com muitos alimentos processados, tem contribuído para essas crescentes taxas. Sem contar que a maioria sofrem com problemas como hipertensão, diabetes, apneia do sono, gordura no fígado e disfunções ortopédicas ou articulares.
As autoridades de saúde costumam considerar o açúcar como “calorias vazias”, mas evidências científicas mostram que sacarose e frutose em excesso podem desengatilhar processos tóxicos no fígado ou reações capazes de causar uma série de doenças crônicas.
Em geral, o álcool e o cigarro são regulados pelos governos como forma de proteger a saúde da população, mas não há controle sobre a alimentação.
EUA e Europa ainda veem a gordura e o sal como os grandes vilões da alimentação, mas a atenção deve começar a se voltar para os produtos com adição de açúcar (moléculas de frutose acrescida em comidas processadas).
A Dinamarca optou por taxar alimentos ricos em gordura saturada, apesar de a maioria dos médicos não acreditar mais que essa substância seja a principal culpada pela obesidade. Agora, o país considera tributar os doces. Outras nações europeias e o Canadá tentam colocar impostos sobre alimentos adoçados. E os EUA já consideram taxar o refrigerante – um cidadão americano consome em média 216 litros por ano, dos quais 58% contêm açúcar. Outro limite possível seria proibir comerciais sobre produtos com adição de açúcar, destacaram os autores.

Vamos ficar atentos e melhorar nossa qualidade de vida!!!