quarta-feira, 9 de março de 2011

Instituto do câncer lança lista de alimentos que promovem a proteção contra o câncer !


A ingestão de uma dieta, variada, de qualidade e em quantidades apropriadas é um dos principais fatores para a prevenção do câncer.
Existem alimentos que potencializam o desenvolvimento de câncer e que devem ser evitados ou consumidos com moderação, já que são ricos em gordura saturada.
Bons exemplos são os de origem animal (carne vermelha, leite integral e derivados e bacon), que podem causar inflamação e alteração dos níveis de hormônios no sangue. A inflamação e o excesso de açúcar no sangue levam à intoxicação das células, o que favorece o desenvolvimento de tumores.
No entato, não devemos restringir os alimentos a duas grandes categoria: “os heróis” e “os vilões”. Pois, os principais erros em nossos hábitos alimentares não estão relacionados, exclusivamente, ao o quê comemos, mas também o quanto e com que frequência nós consumimos determinados alimentos.
Exemplos:
- Tomate, substância (licopeno)efeito organismo (potente alimento anticancerígeno)
- Laranja, substância (ácido ascórbico,carotenóides) efeito organismo (açâo antioxidante,diminuição de toxidade de substâncias mutagênicas)
- Peixes, substância (ômega 3), efeito organismo (ação antioxidante, diminuição da proliferação de células retais cancerígenas, redução do risco de cancer de laringe)
- Frutas e vegetais vermelhos e roxos, substância (flavonóides), efeito organismo (elevada ação antioxidante,anticarcinogênico e antitumoral)
- Soja, substância (isoflavonas), efeito organismo (ação antioxidante, antitumoral e hipolipemiantes)
- Frutas alaranjadas e amarelas, substância (carotenóides), efeitos organismo (protegem DNA contra oxidação)
- Brócolis, substância (isotiocinatos), efeto organismo (ação anticancerígena e morte tumoral).