sábado, 9 de abril de 2011

QUANDO A DIETA SE TORNA PREJUDICIAL A SAÚDE!


Uma dieta desiquilibrada pode afetar o funcionamento do seu organismo e trazer sérios problemas a sua saúde!
Quando se pensa em desnutrição, logo nos vêm à cabeça crianças muito magras, sofrendo pela falta de comida. Esse é um exemplo da doença, mas não é o único! Diferente do que muita gente imagina, desnutrição não é somente resultado de pouca alimentação, mas também de alimentação excessiva ou pobre em nutrientes.
O corpo humano é formado por células que são renovadas constantemente e que precisam de nutrientes para ter bom funcionamento.
Uma pessoa pode ficar desnutrida quando não obtém na alimentação, calorias suficientes ou praticam dietas desequilibradas com deficiência de proteínas, carboidratos e vitaminas.
Os tipos mais comuns de desnutrição são a protéico-calórica(ocorre quando há inadequada absorção ou disponibilidade de energia e proteínas no organismo) e de micronutrientes(ligada à falta de alguns nutrientes essenciais,sendo geralmente de uma dieta pobre).
Os primeiros sinais da desarmonia nutricional são: celulite, insônia, queda de cabelo, enxaqueca, acne, tensão pré-menstrual, depressão, hiperatividade, constipação, flatulência excessiva, diarréia e olheiras.
Para evitar estes problemas o primeiro passo é compreender que o emagrecimento precisa estar aliado à alimentação saudável, com micronutrientes e equilíbrio bioquímico.
Parte do desequilíbrio nutricional ocorre em consequência do consumo de produtos semi-prontos (corantes, conservantes,e também “fast foods”, gorduras trans e saturadas, açúcar, sal e adoçante, que não nutrem o organismo e impedem a entrada dos nutrientes nas células).
Por isso, nada de querer emagrecer com dietas milagrosas. O melhor e menos arriscado é comer bem, sempre optando pelos alimentos certos.
Cada fase da nossa vida requer um tipo de alimentação, respeitando as necessidades do seu organismo é a peça chave para ter um corpo bonito e saudável.