quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Perguntas e Respostas 2



5-QUE ALIMENTOS FACILITAM O PROCESSO DIGESTIVO ?


Os alimentos mais digeríveis são os integrais, eles não sobrecarregam o sistema digestivo e o estômago não precisa produzir altos níveis de ácidos para digerí-los.
Alimentos processados, industrializados, gordurosos, são mais difíceis de serem digeridos.


6-COMO DEVO ALIMENTAR PARA MELHORAR A DIGESTÃO ?

Optando por alimentos “leves” como os cereais e derivados integrais (pão, arroz, massa, etc.), frutas e legumes, pois além de serem pobres em gordura, são muito ricos em fibras.
Os alimentos cozidos no vapor, no forno ou fervidos facilitam a digestão quando comparados às frituras e aos alimentos empanados.


7-QUAIS ALIMENTOS MAIS DIFÍCEIS DE SEREM DIGERIDOS ?

Quanto mais pesada (mais rica em gorduras) for uma refeição mais dificultada será a sua digestão. As refeições pesadas exigem uma maior produção de suco gástrico para a digestão, o que pode provocar dilatação e ardor no estômago, formação de gases, sensação incômoda de peso, sonolência, etc…
Os alimentos recheados, carnes gordas, pratos muito condimentados, doçaria tradicional e bolos de pastelaria industrial, molhos e alimentos confeccionados sob a forma de frituras são de mais difícil digestão.


8-QUAIS AS INDICAÇÕES DE QUE A DIGESTÃO NÃO ESTÁ INDO BEM ?

Se houver sensação de estômago cheio, enjôos,vômitos, eructações(arrotos), dores abdominais, azia, queimação, sensação de gases presos, a digestão não está indo bem.