sábado, 21 de setembro de 2013

Dúvidas Durante a Dieta!


Tomar água durante as refeições atrapalha a dieta?
VERDADE - Misturar os alimentos com líquidos podem atrapalhar o processo de digestão, fazendo com que o cérebro não reconheça a quantidade real de comida que você colocou na boca e tornando a liberação das enzimas da saciedade com atraso. O ideal é ingerir líquidos uma hora antes e depois das refeições, sendo permitido no máximo 150 ml durante a ingestão dos alimentos.
Comer fora de hora (petiscar) engorda?
VERDADE - O ato de petiscar ocasiona o aumento de peso por várias razões, quando petiscamos não temos a noção exata da quantidade de alimento que ingerimos e, normalmente, estes alimentos não são saudáveis. É preciso fazer um planejamento alimentar, quanto mais você estiver no controle da situação e souber observar a quantidade de calorias que está ingerindo, melhor.
Refrigerante zero ajuda na dieta?
MAIS OU MENOS - Refrigerantes diet e light são similares e ambos tem pouquíssimas calorias, ideal para quem está em dieta de redução de peso. Mas não exagere, eles podem causar sensação de estufamento por causa do gás e, por conter sódio, causam retenção de líquido. Fora que é o alimento número 1 no rancking em que mais faz mal a saúde.
Comer carboidrato após às 18h engorda?
MAIS OU MENOS - Diminuir a quantidade de carboidrato no jantar facilita a digestão e auxilia o processo de emagrecimento. Prefira os integrais, que saciam a fome com menos quantidade e evitam picos de glicemia a noite, que contribuem para um maior armazenamento de energia.
Existe diferença entre água, água com gás e água saborizada?
VERDADE – A àgua com gás hidrata o corpo, bem como a água natural, mas ela contém dióxido de carbono, por isso não exagere e prefira aquelas que são gaseificadas naturalmente. Já a água saborizada ou flavorizada é composta por água mineral comum, sais minerais, conservantes, aromatizantes de frutas e adoçante (normalmente a sacarina), às vezes pode conter gás carbônico em quantidades menores que nos refrigerantes, por isso é uma opção se consumida sem excessos.
Chocolate diet tem mais gordura?
VERDADE - O chocolate diet é mais calórico que o chocolate ao leite, pois embora seja livre de açúcares, ele tem mais gordura em sua composição. Fique atento aos rótulos dos produtos para saber a concentração de cacau, se há adição de leite, açúcares e outros ingredientes. Para ser considerado chocolate o produto deve ter pelo menos 25% de cacau, o que é benéfico para a saúde.
Frutas, verduras e legumes são alimentos liberados na dieta?
MITO - As frutas, verduras e legumes são ricos em fibras, água e outros nutrientes importantes ao funcionamento do organismo, auxiliando no funcionamento do intestino, hidratação e prevenção de doenças, mas não se deixe enganar, algumas frutas são bastante calóricas e devem ser consumidas com moderação, como por exemplo o açaí (247 cal em 100 g) ou o abacate (162 cal em 100 g). Abuse das folhas e dos legumes crus, que possuem menor índice glicêmico.
É possível vencer o efeito platô?
VERDADE - Quando o corpo é submetido à perda rápida de peso o próprio organismo reage armazenando mais gordura do que deveria, tentando suprir o que foi perdido ao longo do tempo, acarretando na volta do peso perdido. É recomendável fazer uma dieta com orientação nutricional e incluir a prática de exercícios físicos na rotina, emagrecendo aos poucos e de forma saudável.
É possível emagrecer fazendo dieta, mas sem fazer exercícios físicos?
VERDADE - Sim, pois uma dieta hipocalórica é capaz de reduzir a gordura corporal, mas não enrijece os músculos. Os exercícios físicos sozinhos, embora aumentem o gasto calórico, não são capazes de levar necessariamente à perda de peso. Por isso, malhação de controle alimentar juntos são imbatíveis para remodelar o corpo e fortalecer a saúde!