terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Benefícios do Açaí!


A alta quantidade de compostos que trazem benefícios ao corpo fazem do açaí um alimento poderoso, veja o que essa fruta tropical pode fazer pela sua saúde. AS pessoas que consomem açaí têm o bom colesterol mais alto (HDL), acima do normal, e o mau colesterol (LDL) em níveis normais, quando comparadas com as que não tomam açaí. O aumento do bom colesterol se deve ao corante do açaí, a antocianina, também presente nas uvas. Mas, para se ter uma ideia, um litro de açaí tem 33 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.
A substância ajuda a combater a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto e derrame.
O açaí é rico em vitamina E, que combate o envelhecimento das células, tem mais proteína do que leite e ovo, possui alto teor de potássio, cálcio e também de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.
É recomendável um copo de suco de açaí por dia. Pode ser feito na hora ou com a polpa congelada (o benefício é o mesmo). E também não há problema em misturá-lo com outros alimentos. Só não se deve exagerar nas porções.
Outros benefícios:
Câncer: O açaí é rico em um tipo de gordura essencial, o ácido oléico, que protege contra câncer de três maneiras: bloqueia os genes que causam a doença, atrasa desenvolvimento de tumores e faz as células da doenças se autodestruírem.
Proteção contra Alzheimer: A fruta possui ingredientes que deixam o cérebro alerta por mais tempo e também protege de danos que podem evoluir para um quadro de Alzheimer.
Colesterol na medida certa: Por conter Ômega-6, Ômega-9 e outros ingredientes, o açaí diminui colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular o bom (HDL), prevenindo plaquetas e coágulos.
Fonte da juventude: Seus componentes agem contra o envelhecimento das células, deixando-as fortes e resistentes. Isso previne rugas precoces.
Intestino em dia: A alta concentração de fibras do açaí melhora as funções intestinais, fazendo reloginho do corpo funcionar na hora certa.
Boa circulação do sangue: Manter os níveis de antioxidantes altos é o segredo para ter artérias saudáveis. E, para isso, o açaí é exemplar:é uma das frutas com maior capacidade antioxidante.
Alimento preferido dos atletas: Possui alto valor energético, que dá pique para atividades físicas. E possui ferro que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemias.
Lembre-se apenas que podemos ingerir de tudo um pouco,o único erro é pecar pelo excesso, se conseguirmos balancear nossa alimentação, o corpo agradece e não ficaremos limitados a nada!