domingo, 11 de setembro de 2011

Pequena Introdução: Diabetes Mellitus (parte 1)

O pâncreas é responsável pela fabricação de insulina (hormônio que ajuda o açúcar que ingerimos entrar na célula para nos dar energia)) quando em algum momento ele deixa de produzir essa insulina, a glicose deixa penetrar na célula para alimentá-la.

E sem glicose as células ficam famintas, é onde começamos a sentir muita fome. Ao mesmo tempo, como a glicose não entra na célula, essa glicose sobra no sangue, o que faz com que transborde na urina, nos levando a urinar muito (poliúria)e a sentir muita sede. Esses são dois dos sintomas da diabetes!

Algumas pessoas desenvolvem diabetes após doenças no pâncreas. Outras pessoas (a grande maioria) desenvolvem diabetes e não conseguimos descobrir a causa. Mas, sabemos que em qualquer das situações, o pâncreas não está funcionando corretamente.
A diabetes é uma doença crônica, não tem cura mas tem controle usando medicação correta, aliada a uma alimentação adequada e melhorando ainda mais com atividade física.

A diabetes não controlada leva ao indivíduo a um processo de envelhecimento rápido, com falência de órgãos importantes (rins, olhos, cérebro), pois o excesso de glicose na circulação promove lesão de pequenos vasos sanguíneos podendo ocorrer em qualquer órgão do corpo.