sábado, 9 de janeiro de 2010

Prisão de ventre (parte l )



Ou obstipação intestinal, é uma alteração do trânsito intestinal que resulta na diminuição do número de evacuações e alteração na sua consistência, o que chamamos de ressecamento.
A digestão começa na boca, onde muitas enzimas salivares atuam e claro, é importante a mastigação para que o alimento chegue ao estômago “triturado”, facilitando o trabalho das outras enzimas que existem nele, ajudando também na digestão.
O trajeto da boca ao ânus, são cerca de 9 metros, sendo 25 cm de esôfago, 25 cm de estômago, 7 metros de intestino delgado (onde ocorre a absorção dos nutrientes) e 1,5 metros de intestino grosso.
No intestino grosso que forma o bolo fecal, que são as fezes que serão eliminadas, nele há uma forte atuação na retirada de água do material que está dentro dele.
O intestino grosso tem a capacidade de absorver 5 a 7 litros de água por dia.
Quanto mais tempo a pessoa fica sem evacuar, mais água é retirada das fezes, isso faz com que as fezes fiquem ressecadas e endurecidas, diminuindo de volume, e tornando o esforço para defecar maior e podendo haver dor.
As causas mais comuns da prisão de ventre são os hábitos inadequados,como de alimentação e horários, porém é importante lembrar que existem doenças que podem levar à obstipação intestinal, como em alguns diabéticos, alguns tumores de intestino, hemorróidas, hipotireoidismo, medicações também podem ser causas de prisão de ventre.