quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ovos frescos, ou velhos?



Sabe quando você cozinha um ovo (duro) e depois de descascá-lo, ele nunca permanece inteirinho, dá espécie de um furinho numa das extremidades dele?
Pois é, isso é chamado “espaço aéreo” do ovo... e quanto maior for esse espaço aéreo, isso significa que mais velho está o ovo que você consumirá... agora você deve estar lembrando de quantas vezes viu esse furinho e ficou sem entender,rs...
Mas como saber se os ovos são frescos ou velhos?
Se ao colocá-lo na água e ele subir, (boiar), estão velhos, ovos não podem “boiar”.
Certos lugares possuem um aparelho que emite luz nos ovos e você consegue ver por dentro se há esse espaço aéreo... mas não dá pra comprar ovos assim... olhando um por um,num feixe de luz,rs.
Portanto devemos ficar atentos a vários fatores, um MUITO importante,é que os ovos devem ficar refrigerados tempo todo nos supermercados, muitos lugares não fazem assim... pois a data de validade só é aceita se ele tiver refrigerado, fora isso,não confie na data de validade.
Não guarde ovos juntos com embalagens, pois embalagem trás milhares de microorganismos.
Ovos na porta de geladeira, não é correto, pois na geladeira já vem o local do pente de ovos na porta, onde a refrigeração não é suficiente para evitar proliferação de microorganismos...recentemente o mercado lançou o lugar certo dos ovos nas geladeiras, elas vem com umas cestinhas no fundo, não na porta.
Não lave os ovos quando guardá-los, a casca dele fica desprotegida e ele pode se contaminar, lave-o na hora de fazê-lo,é que na lavagem eles perdem uma película de proteção, dando abertura a muitos microorganismos.
Se você quebrá-lo numa vasilha antes de fritá-lo por exemplo, irá observar, ovo fresco tem gema centralizada, redonda, a clara faz formato redondinho...não esparrama,( como na imagem acima).
Já se forem ovos velhos, gema espalha, não fica centralizada no meio da clara, clara também pode estar aguada...
Um pouco de atenção, garante nossa saúde!!!