Quem sofre com esse tipo de problema, acaba perdendo o prazer de comer.
Agora, se isso acontece com freqüência na sua vida, alguma coisa não está funcionando como deveria no seu organismo!
Confira algumas dicas da Federação Brasileira de Gastroenterologia:
Nunca tome medicamento sem orientação médicaIsso pode "mascarar" os problemas e retardar o diagnóstico de doenças mais graves, até mesmo o câncer.
Na hora de comer, bom senso é fundamental
Evite aquilo que não lhe "cai" bem e procure dar preferência aos alimentos que não costumam produzir sintomas. O segredo é comer certo e numa quantidade razoável.
Refeições nos horários e ambientes corretos
Reserve tempo para comer com calma. Faça suas refeições (café, almoço e jantar) nos horários corretos, em ambiente calmo e mastigando bem os alimentos.
Não fique muito tempo em jejumFaça um lanchinho leve, uma fruta ou uma barra de cereais (rica em fibras)sempre vai bem.
Nada de cochilar depois do almoçoDeitar depois das refeições é a pior coisa a se fazer. O melhor é aguardar um intervalo de pelo menos 90 minutos entre a última refeição e o sono.
Cigarro nem pensar
O fumo está relacionado a problemas que podem acontecer no seu estômago, como, por exemplo, retardar a cicatrização da úlcera, além de provocar azia.
Atenção para as bebidas alcoólicasBebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e nunca com estômago vazio. Refrigerantes e gasosos em geral também devem ser tomados com moderação, pois o gás distende a parede do estômago, provocando aquela sensação de estufamento, estimulando também a secreção ácida.
O cafezinho depois do almoçoO hábito do cafezinho depois do almoço e do jantar está ok.
O que não se deve é "tomar um golinho de café" o tempo todo.
Atenção: o que vale para o café (mesmo o descafeinado), vale também para a maioria dos chás. Os melhores são os de erva-doce e camomila.