domingo, 7 de junho de 2015

Seis Alimentos que Combatem a Ansiedade



Ricos em vitaminas e aminoácidos, eles melhoram a tranquilidade e a disposição
A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas a alimentação também pode ajudar! Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir seis alimentos campeões para aquietar a mente.
1-Frutas cítricas: A vitamina C, presente nas frutas cítricas, seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. "Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, ajudam nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia).
2- Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. O triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.
3-Banana: Esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina..
4-Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. dê sempre preferência às carnes brancas e magras.
5-Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
6-Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural.Combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, "desenferrujando" o cérebro.
Receitinha anti estresse 1
Omelete de Espinafre
01 Ovo
02 Colheres de sopa de leite
01 Colher de chá (rasa) de fermento
01 Fatia de queijo branco (fresco)
01 Pitada de Sal
Espinafre a gosto picadinho
Acompanha: 03 Colheres de sopa de arroz, salada (prefira as cruas), feijão
Sobremesa: 01 Banana ou 01 Fruta Cítrica
Receitinha anti estresse 2
01 Filé de Frango (100grs)
Salada de Folhas Cruas (espinafre, alface, rúcula)
Ricota em cubos e tomate juntamente com os folhosos
01 Colher de chá de azeite extra virgem
Pitada de orégano, sal
Acompanha: Arroz, feijão
Sobremesa: Banana ou Fruta Cítrica

Simone Fonseca