O que é Gastrite?
É a inflamação da mucosa do estômago. Pode ser causada por diversos fatores, como alguns anti-inflamatórios, mas a maioria dos casos está relacionada à infecção por uma bactéria.
Pode surgir de forma súbita (gastrite aguda) ou pode evoluir de maneira lenta e gradual (gastrite crônica). Apesar das várias causas e condições associadas à gastrite, os sinais e sintomas possuem pontos em comum: queimação na parte superior do abdome e, ocasionalmente, náuseas, vômitos, gases e arrotos.
Em alguns casos, gastrite pode levar a úlceras e risco aumentado para câncer de estômago. Mas para a maioria das pessoas, a gastrite não é um caso sério e apresenta ótima resposta ao tratamento.
Causas da Gastrite: Numerosos fatores podem contribuir:
•
Infecção bacteriana. Pessoas infectadas com a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) tendem a desenvolver gastrite crônica. Mais da metade da população mundial é portadora desta bactéria, mas nem todos desenvolvem alguma complicação.
•
Uso regular de medicamentos para dor. Medicamentos da classe dos anti-inflamatórios não esteroidais, como aspirina, AAS, diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, piroxicam, e outros, podem causar gastrite aguda e crônica. O uso contínuo destas drogas pode reduzir o nível de uma substância que possui um papel na proteção da mucosa estomacal.
•
Consumo excessivo de álcool. O álcool pode irritar ou mesmo causar erosão na mucosa do estomacal, o que torna o estômago mais vulnerável aos sucos digestivos ácidos.
•
Estresse. Eventos traumáticos ou com alto nível de estresse físico e emocional podem causar gastrite aguda.
•
O próprio corpo atacando as células do estômago. Uma rara condição chamada de gastrite auto-imune ocorre quando as células do sistema imunológico atacam a mucosa do estômago. Este tipo de doença é mais comum em pessoas portadoras de doenças auto-imunes, tal como a diabetes tipo I. A deficiência de vitamina B12 está associada à gastrite auto-imune.
•
Outras doenças e condições. Gastrite pode estar associada a outras doenças, que incluem HIV/AIDS, doença de Crohn, parasitoses intestinais, refluxo biliar, dentre outras.
Prevenção da Gastrite
•
Alimentação. Algumas pessoas sentem indigestão com frequência, geralmente devido a refeições apressadas e mal mastigadas. O ideal é que sejam feitas pelo menos 06 pequenas refeições ao dia, evitando grandes períodos de jejum. A observação de alimentos que são irritantes para o estômago é importante, de maneira geral, alimentos como café, pimenta, frutas ácidas e refrigerantes são agressivos à mucosa gástrica.
•
Álcool. Evitar o abuso de bebidas alcoólicas, pois previne a irritação e erosão da mucosa.
•
Cigarro. O tabagismo expõe o organismo a várias substâncias que reduzem a barreira protetora do estômago contra os ácidos.
•
Analgésicos e anti-inflamatórios. Alguns medicamentos podem ser trocados por outros com a mesma eficiência no combate a dor e inflamação. Pessoas podem apresentar sensibilidade diferente a cada tipo de medicamento, por isto é sempre importante conversar com o médico sobre sintomas adversos.
•
Acompanhamento médico. Seguir o tratamento médico para um caso de gastrite pode evitar a recorrência após a interrupção dos medicamentos, e o acompanhamento de um nutricionista ajudará a amenizar o quadro.