SAF- Síndrome Álcoolica Fetal:O álccol ingerido pela gestante atravessa a barreira placentária e o feto fica exposto ao álcool...anomalias craniofaciais típicas, como deficiências de crescimento, disfunções no sistema nervoso central, várias malformações associadas.
Estudos mostram que 20 gr de ácool é suficiente para suprimir a respiração e os movimentos fetais.
Outras complicações: Aumenta risco de aborto, deslocamento prematuro de placenta, parto prematuro, risco de infecções.
No bebê: Comprometimento cerebral prejudicando equilíbrio, parendizado, memória,relacionamento social...outros, como hiperatividade, impaciência,falta de concentração, raciocínio deficiente, são fatores predispostos também.
Tabagismo na Gestação:O hábito de fumar, leva ao baixo peso do bebê ao nascer e restrção do crescimento intrauterino.
Aumentam as chances de um parto prematuro e mortalidade, pois a nicotina (substância presente no cigarro),causa vasoconstrição dos vasos uterinos, diminuindo o oxigênio para o feto.
Cafeína na Gestação:Estudos mostram que 159 mg por dia de café aumentam as chancesde baixo peso ao nascer, chances de se ter parto prematuro ou nascimento após ao tempo normal.
E 300 mg por dia leva ao baixo peso ao nascer e até mesmo aborto.
Recomendação é que se reduza MÁXIMO, se puder excluir no período da gestação melhor ainda, lembrando que outros alimentos possuem cafeína, como refrigerantes de cola, chocolates, mas o café é o mais concentrado.
Chás na Gestação:Pensou em trocar café pelo chá? Nao é tão simples assim, muitos chás também prejudicam nessa fase de gestação...
Chás que NÃO PODEM:-Verde e Branco: Aceleram metabolismo, com isso impedem de haver melhor absorção e aproveitamento dos nutrientes que se ingere.
-Preto: Cusa hiperacidez, redução do apetite e prisão de ventre.
-Canela e Cravo da Índia: São chás relaxantes, podendo causar relaxamento uterino e aborto.
-Mate: Prejudica absorção das proteínas, ferro e cálcio.
Chás que PODEM:-Erva Cidreira
-Erva Doce
-Alfazema
São todos calmantes, com mmoderação!
No geral chás e cafeínas são recomendados que se reduzam ao máximo que a gestante der conta!